segunda-feira, 8 de setembro de 2008

A Contratio Sensu - A Volta

Depois de um tempo hibernando, o blog volta e agora volta para ficar, afinal despejarei aqui tudo aquilo que me der vontade, e a facilidade de ter internet disponível a qualquer hora fará com que isso seja um espaço utilizado a exaustão.

É verdade que não tenho as madrugadas livres para isso, infelizmente passarei a maioria delas fazendo aquilo que de pior se pode fazer em uma madrugada, dormir. Um reflexo de minhas obrigações, pois para mim esse período é o mais proveitoso do dia, e as mentes maliciosas não pensam que é proveitoso apenas para "aquilo", é ótimo ocupar uma madrugada com esse tipo de "prazer", mas há outras formas igualmente deliciosas...

Um exemplo: a falta de madrugadas disponíveis tem atrasado em muito a minha leitura de Ensaio Sobre a Cegueira, do português e Prêmio Nobel de Literatura José Saramago. Quem sabe se o texto de Saramago não forçasse tanto o preparo físico e psíquico do leitor eu já teria terminado durantes os intervalos entre uma aula e outra, mas a exigência disponível para ler Ensaio eu só alcanço nas madrugadas, em três delas conseguiria devorar pelo menos duas vezes as 310 páginas do livro.

Para quem nunca leu nada do Saramago ou mesmo não conhece a estrutura de texto do autor talvez seja necessário uma explicação básica: os parágrafos chegam a 4 páginas inteiras, não há pausas na fala dos personagens e nem mesmo uma indicação de quem está falando, é uma prosa pura, no sentido mais arcaico da palavra, é como se o autor estivesse narrando oralmente a história para alguém, sem preocupações com a estrutura do texto. Particularmente, achei isso incrível, acho que precisamos disso, de escritores não tão fáceis e que te entregam a história de forma tão pronta e bonitinha.

Aliás, essa é a crítica que foi feita ao filme inspirado no livro, um filme difícil. Como não fui na abertura de Cannes, perdi a oportunidade de ver o trabalho de Fernando Meirelles (de Cidade de Deus e O Jardineiro Fiel), mas ainda chegará nos cinemas das médias cidades brasileiras, ou mesmo na locadora mais próxima de casa. Então eu assistirei à Blindness, de preferência de madrugada e sozinho, e saberei se é mesmo tão difícil como eu o quero.

Nenhum comentário: