segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Festa em Português

Enquanto a "última flor do Lácio", como diria Olavo Bilac, passa por mudanças na ortografia de algumas de suas palavras, visando unificar o português falado por mais de 240 milhões de pessoas e passar a ser uma das línguas oficiais da ONU, a língua portuguesa dominou outra importante organização, tão ou até mais poderosa de que as Nações Unidas, a Fifa.


Na tarde de hoje, pelo horário de Brasília, o português Cristiano Ronaldo e a brasileira Marta foram escolhidos os melhores jogadores de futebol masculino e feminino, respectivamente, no ano de 2008. O atacante português, jogador do Manchester United, conquistou no último ano o título da Premier League (campeonato inglês), da UEFA Champions League e do Mundial de Clubes organizado pela Fifa. 2008 foi um ano um pouco mais modesto para Marta, campeã sueca pelo Umea e medalha de prata com a seleção brasileira nas Olimpíadas de Pequim, a brasileira atuará pelo Los Angeles Sol, chegando aos EUA na condição de melhor do mundo pela terceira vez consecutiva.


Cristiano Ronaldo disputou o prêmio com o brasileiro Kaká, melhor do mundo em 2007, os espanhóis Fernando Torres e Xavi e o argentino Lionel Messi. Natural da Ilha da Madeira, o novo melhor do mundo completa 24 anos no próximo mês. Foi a sua primeira indicação ao prêmio da Fifa. Em 2008 ganhou também a Bola da Ouro, importante prêmio da revista France Football.

Nenhum comentário: