domingo, 23 de novembro de 2008

Brasileirão: considerações (quase) finais...

Ainda faltam duas rodadas, é verdade. O Grêmio ainda tem chances de ser campeão, mas apenas na matemática e principalmente na oração. Mas as considerações que quero fazer independem de quem sairá campeão, que provavelmente seja o São Paulo depois dessa rodada.

São Paulo: fui um time comum no primeiro turno, no segundo deu uma arracanda impressionante, não perde a 16 jogos (11 vitórias e 5 empates), campeonato de pontos-corridos é assim, ganha quem desperdiça menos, o São Paulo passou um turno inteiro sem perder pontos. Se hoje é líder, merece...

Grêmio, Cruzeiro, Flamengo e Palmeiras: a turminha que disputava o título desde sempre, tiveram campanhas normais, com tropeços que são normais de acontecer num campeonato com 38 jogos. O Grêmio disputava o título com essas equipes, acabará na frente delas. O São Paulo pode até ser que não roube o título (uma injustiça e apenas por milagre), mas já tirou um dos quatro da Libertadores.

Internacional: único time que tem elenco superior ao São Paulo, a falta de planejamento da direção, pelo segundo ano seguido, deixa o Inter como mero participante do campeonato brasileiro. Pode conquistar a Sul-Americana, mas é apenas prêmio de consolação. Era time que deveria estar disputando título.

Coritiba, Goiás, Botafogo e Vitória: chegaram a querer uma vaguinha no G4, mas não têm força pra isso. Saem com a cabeça erguida do campeonato; e melhorando um pouquinho, podem incomodar em 2009, principalmente na Copa do Brasil.

Atlético-MG e Santos: obrigação de fazer um 2009 melhor, antes tem que arrumar a casa... senão periga lutar pra não cair.

Sport: passeou o campeonato todo, com a vaga assegurada na Libertadores de 2009, sem chances de título e sem chances de cair, o Leão mostrará sua verdadeira face só no próximo ano. Terá a Ilha do Retiro na Libertadores a mesma força que teve na Copa do Brasil?

Atlético-PR, Fluminense, Náutico, Figueirense, Vasco e Portuguesa: a turma que lutou para não cair. Três irão para a série B, os outros três terão que mudar muito para não passar o mesmo sufuco em 2009.

Ipatinga: É série B, já fez muito em subir à primeira divisão. Volta para segundona, que pelo que representa o Ipatinga, já está de ótimo tamanho.

Nenhum comentário: