domingo, 10 de agosto de 2008

Eu sou a "legenda"


I am Legend, tenho lido e ouvido algumas opiniões sobre o filme, todas desagradáveis; no começo não dei muita bola, mas com o pessoal criticando, a minha curiosidade aumentou e confesso que é uma das obras que estão na frente na minha lista de "filmes para olhar ontem". A história é inspirada em um livro homônimo de 1953, e conta a história de um mundo inteiro infectado por uma doença que transforma pessoas em seres assassinos e somente um homem não foi infectado. Nas primeiras vezes, lembrei-me de Ensaio Sobre a Cegueira, o excelente livro de Saramago e (espero) filme de Fernando Meirelles, porém os zumbis animados por computação gráfica e Will Smith no papel principal, fizeram-me lembrar, inevitavelmente, de Eu, Robô.


Não que a presença de Smith seja pra mim sinal de que devo passar longe do filme, como dsse o Samuel Tonin no blog Com Pipoca, afinal eu gostei de Independence Day, eu achei M.I.B legalzinho e, principalmente, eu adoro as reprises que podem estar passando a qualquer hora no SBT de Um Maluco no Pedaço; na emissora de Senor Abravanel, só Chaves é melhor. Aliás, não apenas em blogs ouvi opiniões assim, inicialmente a imprensa noticiou a presença de Smith no Brasil para a divulgação do filme, assim como sempre que qualquer celebridade oriunda de nossos irmãos do norte chega em terras tupiniquins, depois as opiniões foram sempre ou factuais ou de crítica negativa ao filme. Até o Léo, meu primo mais cinéfilo e que divide apê comigo em Santa Maria, julgou o filme "legal, mas americanozinho demais", esse é o pior veredicto que ele pode dar sobre um filme, livro ou banda de música.

Por tudo isso, verei Eu sou a Lenda!!! Dizem que os outros dois filmes inspirados no livro são bons, tanto Mortos que Matam (de 1964), quanto A Última Esperança sobre a Terra (de 1971), mas esses não me chamaram a atenção, e também não encontrarei na locadora perto de casa.

P.S: o título do post faz referência à uma comunicade do orkut, de pouco mais de 100 membros, dizem na descrição da mesma que só quem olhar o filme pode entender, suspeito que eles ou não saibam a tradução correta de uma falsa amiga como legend, ou que os caras do filme façam essa confusão em algumas partes, quem sabe na dublagem e de forma proposital; para matar a minha curiosidade, não resta alternativa, terei que olhar o filme, e pior ainda, dublado, sem legenda...

Nenhum comentário: