quinta-feira, 7 de agosto de 2008

O Mundo à Espera da China, a China à Espera do Mundo

É amanhã! Na manhã de sexta-feira para os brasileiros, quando no horário de Pequim tudo estará no 8 (minutos, horas, dia, mês e ano), será oficialmente declarada aberta mais uma edição dos Jogos Olímpicos. Por meses o mundo espera com ansiedade pelas competições esportivas e principalmente pelo modo como irá comportar-se essa nova e tradicional China ao receber um evento de dimensões globais.

No caminho Grécia-China percorrido pela Tocha Olímpica houve diversos protestos contra a realização dos jogos na China, os motivos: a independência do Tibete e as violações dos direitos humanos cometidos pelo, ainda em tese, país comunista. É o ônus de se realizar os Jogos em uma nação onde restam grandes heranças dos tempos de Mao, tão inaceitável para o modo ocidental-capitalista de idealizar uma sociedade.

Tem se visto muito na imprensa reportagens sobre a cultura chinesa; seu povo, sua cultura, suas diferenças regionais, suas diferenças econômicas... A sociedade tradicional no interior; os proletários que fazem lembrar condições de trabalho em fábricas inglesas da época da Revolução Industrial; a nova classe média que vai surgindo, ávida por bens de consumo; os novos ricos e seus luxos extravagantes; o processo de mudança cultural chinesa em uma nação que exala cultura e história.

Essa é nova China que o mundo está conhecendo, mas que ainda sobram muitos resquícios de cinqüenta ou cinco mil anos, para aqueles que estão fora dos limites da Grande Muralha, a presente edição dos Jogos Olímpicos é uma excelente oportunidade de conhecer a China; para os chineses, a melhor oportunidade conhecer um pouco sobre o resto do mundo.

3 comentários:

Carol Barin disse...

Começando bem o blog, hein! hehehe
Eu gostei do texto, já tinha pensado em escrever sobre essa "parte" das Olimpíadas mas ainda nao sabia como.. shuahsiauhsiahsiauhsiua

beijos ;D

José Luis disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
José Luis disse...

obrigado, chefinha...

é assunto óbvio, mas não tem como deixar de lado...

bjsss