sábado, 9 de agosto de 2008

Grêmio campeão simbólico do 1º Turno




Não acredito em supertição, só quando me é favorável... Desde 2003, quando o Campeonato Brasileiro passou a ser disputado por pontos corridos, o vencedor do primeiro turno sempre acaba sagrando-se campeão no final da competição. Ao vencer o Atlético-MG, até então invicto em casa, no Mineirão por 4x0, o Grêmio reafirma de forma definitiva a condição de melhor equipe do primeiro turno de 2008, mas não apenas isso, o Imortal Tricolor é a equipe que:

a) tem a melhor campanha em primeiro turno de todas as edições por pontos corridos, surpreendentes 71,9%;
b) tem a melhor defesa do campeonato, sofreu apenas 12 gols em 19 partidas, e a 4 jogos não sofre gols;
c) tem o melhor ataque da competição, 35 gols marcados no primeiro turno;
d) mais venceu na competição, 12 jogos;
e) menos perdeu na competição, apenas dois jogos, para Botafogo e Vasco;
f) junto com o Palmeiras, está invicta em jogos como mandante;
g) tem o melhor aproveitamento fora de casa, 63%
h) segundo a revista Placar, tem o melhor jogador do campeonato, o goleiro Victor, que seria hoje o vencedor da Bola de Ouro.

E imaginar que tudo isso foi possível graças a manutenção de Celso Roth após as eliminações precoses do primeiro semestre, e a competência de um grupo sem estrelismos e com inúmeros jogadores desconhecidos (Victor, Réver, W. Magrão, Rafael Carioca) e desacreditados (Perreira, Marcel), mas que com a força do grupo e a superação, fizeram a melhor campanha até aqui no Brasielirão. Concordando com o Roth, não ganhamos nada e muito precisa ser feito ainda, mas que o Grêmio surpreende e está no caminho certo, não restam dúvidas...

Nenhum comentário: